Em menos de um mês, a Kia Motors faz seu segundo lançamento este ano. Depois do Soul, chega ao mercado o novo Cerato. O sedã 1.6, a gasolina, de 126 cv deve conquistar os consumidores pelo seu bom desempenho, espaço e, principalmente, pelo preço. O modelo parte de R$ 49.900 e é honesto por tudo que oferece.
CONFIGURAÇÕES - São três versões de acabamento, todas chamadas de EX. A de entrada, oferecida apenas com câmbio manual, traz de série air bag duplo, computador de bordo, ar-condicionado, trava e vidros elétricos, rodas de liga leve de 15?, ajuste de altura do banco do motorista e controle do som no volante. A intermediária (R$ 52.900), que também é mecânica, acrescenta freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), faróis de neblina e detalhes do acabamento interno em couro. A topo de linha (R$ 57.900) traz todos os equipamentos, além da transmissão automática de quatro marchas com opção de trocas sequencias.
IMPRESSÕES: Durante o teste drive, realizado de Mogi das Cruzes (SP) a Riviera de São Lourenço (Bertioga), o sedã mostrou bom desempenho. O ZAP avaliou a versão intermediária, que dever responder por 40% das vendas. Aos 100 km/h, o motor trabalha a 3.000 rpm. Nessa faixa, o ruído do propulsor não incomoda na cabine, porém, aos 120 km/h, os giros sobem para quase 4.000 rotações e o barulho começa a ser notado dentro do carro.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 12 segundos, de acordo com a Kia. O consumo na cidade é de 12,9 km/l (dado divulgado pelo Inmetro).
A transmissão, a mesma utilizada no Soul, tem engates fáceis e precisos. No entanto, a relação da quinta marcha é muita curta, dando a impressão que o carro pede a sexta. A suspensão do Cerato é bem acertada e garante boa estabilidade em curvas.
MEDIDAS - O modelo surpreende pelas dimensões. Ganhou mais espaço que a antiga geração e que alguns de seus concorrentes. O sedã agora mede 4,53 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,46 m de altura e 2,65 m de entre-eixos.
O acabamento também é caprichado, seguindo o padrão do Soul. Não há rebarbas e os materiais são de boa qualidade. O desenho do console e do painel tem harmonia com o restante da cabine. Os comandos estão bem posicionados e são de fácil acesso. Apesar do volante não contar com ajuste de profundidade, a posição de dirigir agrada.
A novidade da Kia, vista de longe, lembra o Honda Civic. O design da carroceria é bem parecido com o do concorrente. Ante a versão antiga, o novo sedã melhorou o visual, agora está mais jovial.
Um dos pontos negativos do Cerato é não ser bicombustível. Mas a Kia afirma que o modelo flex deve chegar até a metade de 2010. Outro aspecto ruim, é que a fábrica não oferece opcionais, como bancos de couro e sensor de estacionamento.
Por: Raphael Luna
Pedido: Carol Luna
Nenhum comentário:
Postar um comentário