sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Audi A1 2011





Logo depois de que algumas fotos oficiais do Audi A1 2011 caíram na internet, a marca alemã revelou o seu novo compacto premium. O competidor dos MINI Cooper será lançado inicialmente com duas portas, e depois de alguns meses ganhará a versão de quatro portas, chamada Sportback.
O Audi A1 foi primeiramente mostrado como um carro conceito. Ele era o Metro Project Concept, que apareceu no Salão de Tóquio em 2007. Depois, no Salão de Paris 2008 ele ficou mais parecido com a versão de produção, sendo chamado de Audi A1 Sportback, um estudo de design.
Mas sabíamos que a Audi queria lançar um modelo de produção menor que o A3, e que era apenas uma questão de tempo até ele chegar ao mercado. Vemos que o Audi A1 ficou bem parecido com o conceito, pois até mesmo os detalhes no teto poderão ser adquiridos como opcional, em várias cores diferentes.
Oferecer detalhes diferentes e em várias cores é uma maneira de diferenciar o carrinho, aliás já vista em outros modelos compactos premium, como MINI Cooper e Citroen DS3. O que mudou um pouco foi mesmo a grade dianteira.
O interior é mais “normal” também, com o uso de materiais menos extravagantes. Mas de um modo geral, ainda é bem parecido com o interior do A1 como conceito. Além do detalhe no teto, que pode ser customizado, vários outros itens poderão ser entregues ao gosto do cliente, como saídas de ar no painel, iluminação interior por LEDs e até mesmo a cor dos bancos.
O Audi A1 2011 é baseado na arquitetura de carros compactos da Volkswagen, que incluem plataformas do Volkswagen Polo e Skoda Fabia. O que a Audi fez foi revisar o chassi para dar mais prazer ao dirigir,
O modelo tem 3,95 metros de comprimento, não sendo tão compacto assim. Sua largura é de 1,74 metro e a altura de 1,42. O entre-eixos é de 2,47. O porta-malas tem espaço para 267 litros. O banco traseiro pode ser rebatido total ou parcialmente para aumentar esse espaço.
Todos os motores do Audi A1 contam com turbo, mostrando que o downsizing realmente veio para ficar. São dois gasolina e dois diesel. Temos um 1.2 TFSI de 86 cavalos e um 1.4 TFSI de 122 cavalos. Eles aceleram o A1 de 0-100 em 12,1 e 9,1 segundos. O menor tem câmbio manual de cinco marchas e o maior tem câmbio de dupla embreagem e sete marchas.
Os motores diesel são sempre 1.6 TDI, mas com versões de 90 e 105 cavalos de potência. O bom deles é o seu consumo médio, chegando a 25 km/l. O Audi A1 conta com controle de estabilidade de série.
A Audi diz que o A1 é o carro mais leve de sua categoria, com apenas 1.045 quilos. A sua estréia acontecerá no Salão de Genebra, logo no começo de março, e os preços deverão começar em 16.000 euros, equivalente a 41.000 reais.

Por: Raphael Luna

Nenhum comentário:

Postar um comentário